quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Resenha do Filme "O Carteiro e o Poeta"


Título: O Carteiro e o Poeta

Direção: Michael Radford

O filme “O Carteiro e o Poeta” retrata a história de Mário Ruppolo, filho de pescador, morador de uma ilha da Itália que apresenta a realidade de uma pacata cidade em que um dos principais problemas era a falta de água doce. A pescaria era a principal atividade de sustento familiar. Mário não queria para si a profissão de pescador como seu pai e os demais homens da localidade. Ele sonhava como uma vida melhor nas Américas, além disso, era alérgico a peixe. Apesar da sua pouca instrução, deseja um pouco mais do que a pescaria. Então, para fugir da pressão do pai que o obrigava a ser pescador, divide o tempo entre longos passeios pela natureza e, quando pode, vai ao cinema.

Ao saber que surge uma vaga nos Correios, Mario vê a chance de unir seu gosto pelos passeios com sua bicicleta, a um trabalho longe das pescarias. Aliado a isso, o prazer que mais tarde ele descobriria: o de ter um contato maior com Pablo Neruda, pois ele se torna o encarregado de cuidar da correspondência do poeta exilado, devido aos seus escritos. Aos poucos, as barreiras entre esses dois homens aparentemente opostos vão se quebrando, dando lugar a uma sólida amizade. Mário, em sua simplicidade, ganha o carinho de Neruda. Este, por sua vez, o ajuda a vencer a timidez e se aproximar de sua amada Beatrice. Com o término do exílio, Neruda vai embora. Mário, já está casado não é mais o homem de outrora. Agora, quer agora falar e falar muito, o que faz com que ele se engaje na política de oposição.

Pablo Neruda, poeta chileno, interpretado pelo ator Philippe Noiret. Por razões políticas é exilado em uma ilha italiana, exatamente na ilha onde mora Mário Ruppolo, personagem interpretada pelo ator Massimo Troisi. Lá, mantêm contato com esse rapaz, um desempregado, quase analfabeto, que é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta. Gradativamente nasce entre os dois uma sólida amizade e o carteiro solicita e recebe ajuda do poeta para conquistar o grande amor de sua vida: Beatrice, interpretado pela atriz Anna Pavignano.

Mário, o aprendiz, tornou-se um notório crítico do sistema opressor, e morre na revolução por defender os direitos dos menos favorecidos. O desenvolvimento da habilidade do jovem senhor se deu com grande rapidez, resultado de longas leituras. Daí a comprovação de que a leitura abre caminho para novas descobertas, ela liberta o indivíduo de sua individualidade, de seu pequeno mundo e lhe permite ver o global e agir sobre ele.

Sem dúvida o Filme é uma grande fonte de reflexão para o Professor de Língua, em nosso caso, Língua Portuguesa, a quem é imprescindível a leitura, a investigação, o acreditar em seu potencial visando criar estratégias inteligentes para desenvolvimento potencial de seus alunos.

Enfim, o filme reforça a convicção de que as pessoas aprendem com muita facilidade aquilo que interessa a elas. É importante que tornemos as aulas interessantes para os nossos alunos, nossa prática docente deve estimular nossos alunos a avançar na busca da melhor qualidade da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário